Blog

13 Março, 2018 by Sem categoria

Inteligência Emocional

Somos seres emocionais e estamos diariamente a tomar decisões baseadas nas nossas emoções. Qual o impacto que as emoções têm na sua vida profissional e pessoal?

Aproveito para desafiar a sua autoconsciência a identificar sentimentos ou emoções em si e nos outros, a autogeri-los, utilizá-los para se auto motivar e aplicá-los na liderança. A este desafio chamo da Inteligência Emocional.

«A capacidade de uma pessoa monitorizar e discriminar os seus próprios sentimentos e emoções, assim como os de outras pessoas, e usar esta informação para guiar o seu próprio pensamento e ação.» Salovey and Mayer, 1990

É de extrema importância estarmos atentos ao nosso corpo, ao que sentimos, e para isso temos de dedicar tempo para estar connosco. Esse investimento de tempo leva-nos a uma autoconsciência, que é o conhecimento que temos de nós próprios, ajudando a identificar os nossos pontos fortes, pontos a melhorar e o impacto que isso tem nas outras pessoas.

Inúmeras vezes agimos em piloto automático, sem estarmos atentos ao momento presente e ao que as nossas ações podem provocar nos outros, sendo relevante para um bom relacionamento interpessoal e intrapessoal saber gerir os nossos estados internos, impulsos e recursos.

Neste desafio é importante a automotivação, que integra alguns elementos fundamentais como a identificação dos seus valores, perceber de que forma se manifestam na sua vida pessoal e profissional, ser otimista, resiliente e construir uma vida com sentido.

A capacidade de experienciar e perceber o que o outro sente quando comunicamos é chamada de empatia, que pode ser treinada e é outro ponto-chave na Inteligência Emocional.

Pretendo com esta publicação estimular nos líderes o interesse para uma liderança excecional, tomando consciência das suas competências emocionais, promovendo uma melhoria na performance e bem-estar das equipas.

Esta publicação é baseada em: Participação em 2017 no Programa «Search Inside Yourself» criado na Google – Inteligência Emocional Baseada em Mindfulness para Líderes – facilitado por Vasco Gaspar;

Livro de Daniel Goleman «Inteligência Emocional».

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *